quinta-feira, 4 de junho de 2009

Apresentação

Olá pessoal! Amigos, anônimos, doentes ou não. Cumprimento a todos.
Neste blog pretendo gerar informação quanto a um tipo de tratamento quimioterápico: o meu tipo.
Pois cada pessoa reage de uma forma, e existem vários tipos de quimioterapias para vários tipos de câncer.

Tenho linfoma de Hodgkin, descoberto há alguns dias com o resultado de um exame chamado imunohistoquímica.
Tudo começou no final do ano passado com o surgimento de um inchaço em uma glândula do lado direito do pescoço. Ela aparecia e sumia. Não dei importância. Passei o reveillon em Porto Seguro (minha terra natal com muito orgulho!), curti, me diverti, como sempre fiz quando estou em minha cidade. Até aí, vida normal.

No mês de janeiro, algumas febres ocasionais, suspeitas de dengue, algumas paradas em postos de saúde, receitamentos de dipirona e paracetamol, um diagnóstico de dengue feito por um médico de um posto de saúde aqui da cidade de Itabuna, onde moro atualmente. Diagnóstico feito, diga-se de passagem, com o médico usando apenas os olhos!!! Um absurdo!
Durante esse tempo eu faltava algumas vezes ao trabalho, chegava tarde, sentia um cansaço incrível quando chegava em casa após trabalhar durante 6h. Organizei um futsalzinho numa quadra da cidade, mas não aguentava jogar mais de 2 jogos! E essa situação foi piorando e piorando...

Em fevereiro, infecção intestinal. Em março, infecção urinária.
Só então atentamos para o fato de aquela glândula continuar inchada. A partir daí, o meu plano de saúde já cobria emergências, então fomos encaminhados a um hematologista, que observou e recomendou uma biópsia do local. Ah! Ia me esquecendo...antes disso, como eu tossia muito e sentia cansaço, fizemos 3 exames de escarro para tuberculose, todos negativos.

Bom...conseguimos a biópsia do pescoço pelo SUS graças à Dra. Rosângela, pneumologista. Ela é um anjo que o Senhor colocou em nossas vidas!
Resultado da biópsia? Inconclusiva. Com essa mesma amostra nós conseguimos a solicitação de uma imunohistoquímica, também pelo SUS. O resultado demorou em torno de 20 dias. Então veio a conclusão: linfoma de Hodgkin clássico, subtipo: esclerose nodular.

Hoje já comecei o meu tratamento de quimioterapia. Serão 8 meses, sendo que de 15 em 15 dias irei ao hospital tomar a medicação.

Neste blog tentarei expor meus sentimentos, dissabores, vitórias, angústias e conquistas. Também vou deixar esse relato para todos que quiserem aprender com minha experiência.


Então vamos lá!

3 comentários:

  1. Oi, Vitor!

    Ter o diagnóstico preciso é essencial! Agora tudo será encaminhado e logo esse período de tratamento fará parte do passado, da sua história de vida, e com certeza trará bons ensinamentos, inesquecíveis.

    Fé na vida!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vitor... ah quanto tempo, menino!! Não sabia que vc tava fazendo quimiterapia... é um desafio enorme, mas eu creio que a sua vitória é certa!!!
    Parabéns pela iniciativa do blog, estarei lhe acompanhando e orando muito pra que o SEnhor lhe fortifique e restaure a sua saúde a cada dia!!

    Bjãooooooo

    E creia... pq o nosso Deus nunca falhará!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vitor, sou Alexandre, estive procurando pelo google o que seria um inchaço no pescoço no lado direito. Meu primo esta com esses sintomas, e é um inchaço bem visivel, e isso vem ocorrendo a 4 meses atras, ele some e volta. Ele ja teve febre também, e eu estou muito preocupado com isso, essas postagens que vc recebeu são de 2009, estamos no ano de 2011 espero que vc veja esse comentario e se possivel entre em contato comigo. Meu email é Alexandre_p_rodrigues@hotmail.com Um grande abraço!

    ResponderExcluir